segunda-feira, 7 de abril de 2014

Defesa do espaço público, luta por terra e a especulação imobiliária no Curta Doze e Meia


Nesta quinta-feira (10) o Curta Doze e Meia realiza a segunda sessão com o tema “EU PROTESTO!” e discute assuntos cada vez mais alarmantes na atualidade. Questões envolvendo o espaço público e a especulação imobiliária, a luta por terra desde décadas passadas, entre outras, estão presentes nos documentários “Aruanda”, “A Ditadura da Especulação”, “Escola Eldorado” e “Velho Recife Novo”, que serão exibidos a partir das 12h30, no auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife, com entrada gratuita. Após a exibição haverá um bate-papo com Cristiano Borba, codiretor do curta pernambucano "Velho Recife Novo”. 

O Curta Doze e Meia conta com o patrocínio dos Correios, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, é uma realização da Arrecife Produções e conta com o apoio do Centro Cultural Correios, do Caroé e da Sambada Comunicação e Cultura.


ASSISTA A NOSSA VINHETA: https://www.youtube.com/watch?v=tp7PhksgSk0

CONECTE-SE CONOSCO:

Facebook: http://www.facebook.com/CurtaDozeMeia
Twitter:
http://twitter.com/curtadozemeia
YouTube:
http://www.youtube.com/user/curtadozemeia


Vídeos a serem exibidos:

Aruanda (PB)
Direção: Linduarte Noronha
Doc, 22min, 1960

Os quilombos marcaram época na história econômica do Nordeste canavieiro. A luta entre escravos e colonizadores terminava, ás vezes, em episódios épicos, como Palmares. Olho d´Água da Serra do Talhado, em Santa Luzia do Sabugui (PB), surgiu em meados do século passado, quando o ex escravo e madeireiro Zé Bento partiu com a família à procura de terra de ninguém.


A Ditadura da Especulação (DF)
Direção: Zé Furtado
Doc, 13min, 2012

Sobre as tentativas de impedir que as máquinas derrubassem a vegetação local para construção de edifícios do setor noroeste. Diversos confrontos entre indígenas, manifestantes, polícia militar e seguranças da administradora Terracap, que é a estatal que administra as terras públicas do Distrito Federal. O movimento de resistência ao avanço das construções desse novo bairro em Brasília, que tenta retirar do local um antigo santuário e a comunidade indígena que habita a área.


Escola Eldorado (RJ)
Direção: Victor Lopes
Doc, 13 min, Ano: 2008

Testemunha viva da história recente do Brasil, Alcione Silva migrou do Maranhão para o sul do Pará nos anos 60 em busca de terra e trabalho. Como agricultor no Araguaia, presenciou a ação do Exército no embate com a guerrilha e a derrota do movimento, comandada por Sebastião Curió, atual prefeito de Curionópolis. Por boa parte dos anos 80, Alcione viveu no garimpo de Serra Pelada sem fazer fortuna, voltando depois a trabalhar como agricultor. Juntou-se ao MST e, baleado na curva do S, sobreviveu ao massacre de Eldorado dos Carajás em 1997. Hoje vive em Eldorado, trabalhando em terras que nunca foram suas. Todos seus filhos têm o estudo que lhe foi negado pelos pais. "Mesmo analfabeto, hoje eu sei que existe uma constituição e que nela tem um artigo que diz que todo brasileiro é igual perante a lei. (...)  Hoje eu sei que é assim: pode ser um médico ou um advogado, ele é tão brasileiro quanto eu."


Velho Recife Novo (PE)
Direção: Luis Henrique Leal, Caio Zatti, Cristiano Borba e Lívia Nóbrega
Doc, 16min, 2012

Oito especialistas de diversas áreas (arquitetura e urbanismo, economia, engenharia, geografia, história e sociologia) opinam sobre a noção de espaço público na cidade do Recife e destacam temas como: a história do espaço público na cidade, o efeito dos projetos de grande impacto no espaço urbano, modos de morar recifense, a relação entre a rua e os edifícios, a qualidade dos espaços públicos, legislação urbana, gestão e políticas públicas e mobilidade.


Serviço:

Cineclube Curta Doze e Meia
Eu Protesto!”
Dias 03, 10, 17 e 24 de abril de  2014
Quintas-feiras, às 12h30
ENTRADA GRATUITA

Auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife

Informações:
curtadozemeia@gmail.com
http://curtadozemeia.blogspot.com
(81) 9223-2182 (Ruth Pinho) / 9873-3576 (Amanda Ramos) / 8964-2101 (Queops Negronski)

Nenhum comentário:

Postar um comentário