domingo, 3 de março de 2013

Curta Doze e Meia debate cultura afro durante o mês de março

Inicia-se mais um mês e com ele uma nova temática no Curta Doze e Meia. Nas sessões de março o público poderá conferir vídeos dos mais diversos gêneros cinematográficos e que tem como foco os principais aspectos da cultura afro-brasileira, através do tema “Identidades Afro”. Nesta quinta-feira (07) a programação é composta pelos curtas “Adão ou Somos Todos Filhos da Terra”, “Ojù Onà”, “Carolina” e “A Gira”. Após a exibição haverá um bate-papo descontraído com o público presente. As atividades do cineclube ocorrem todas as quintas-feiras, a partir das 12h30, no auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife, com entrada gratuita.

O Curta Doze e Meia conta com o patrocínio dos Correios, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, é uma realização da Arrecife Produções e tem o apoio do Centro Cultural Correios, da Opa!Caroé e da Sambada Comunicação e Cultura.


CONECTE-SE CONOSCO:

Twitter:
http://twitter.com/curtadozemeia
Facebook: http://www.facebook.com/CurtaDozeMeia
YouTube: http://www.youtube.com/user/curtadozemeia

        
Vídeos a serem exibidos:

Adão ou Somos Todos Filhos da Terra (RJ)
Direção: Daniela Thomas, João Moreira Salles, Katia Lund, Walter Salles
Doc, 1999, 08min

Morador da favela de Cantagalo no Rio de janeiro, Adão Xalebaradã é compositor de mais de 500 músicas e nunca foi gravado no Brasil.


Ojù Onà (RJ)
Direção: Clementino Júnior
Doc, 2010, 18min

Memorial da experiência de cineclubistas afro-brasileiros, presentes à 28ª Jornada Nacional de Cineclubes, que tem no uso do cinema uma ferramenta para a formação do olhar, a educação e os movimentos sociais.


Carolina (SP)
Direção: Jeferson De
Doc, 2003, 15min

Brasil. Final dos anos 50. Carolina de Jesus escreve seu diário. Dentro de seu barraco ela denuncia a fome, o preconceito e a miséria. Publicada, torna-se um sucesso editorial, sendo editada em 13 línguas. Apesar do reconhecimento imediato e explosivo, a “exótica” mulher negra e ex-favelada falece pobre. Passadas algumas décadas, as palavras de Carolina continuam a ser uma denúncia contra a miséria em que se encontram milhões de pessoas.


A Gira (PE)
Direção: Kátia Mesel
Videoarte, 2012, 16min

Mostra as diversas manifestações, rituais, toques, maracatus, cavalos marinhos, terreiros, personagens, mestres, brincantes, iaôs, que tão magicamente transmitem emoção, ludicidade e transcendência, elementos basilares desta forte e múltipla cultura afro brasileira.



Serviço:

Cineclube Curta Doze e Meia
Identidades Afro
Dias 07, 14, 21 e 28 de março de  2013
Todas as quintas-feiras do mês, às 12h30
ENTRADA GRATUITA
   
Auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife

Informações:
curtadozemeia@gmail.com
http://curtadozemeia.blogspot.com 
(81) 9223-2182 (Ruth Pinho) / (81) 9873-3576 (Amanda Ramos) / (81) 8964-2101 (Queops Negronski)

Nenhum comentário:

Postar um comentário