segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Circuito Tela Verde é realizado no Cineclube Curta Doze e Meia


Dando continuidade a programação do mês de dezembro, próxima quinta-feira (13) o Curta Doze e Meia exibe mais vídeos relacionados ao meio ambiente realizando a 4ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente Circuito Tela Verde. A atividade visa discutir desafios e propostas para as questões socioambientais, bem como divulgar e estimular atividades de Educação Ambiental, por meio da linguagem audiovisual, contribuindo com a construção de valores culturais voltados à sustentabilidade.

Com a programação “Circuito Tela Verde” o cineclube exibirá filmes da mostra nacional, curtas-metragens pernambucanos relacionados ao tema e Cápsulas Verdes do projeto “Eu Quero Nadar no Capibaribe. E você?” As sessões acontecem todas as quintas-feiras, sempre às 12h30, no auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife, com entrada gratuita. Na sessão desta semana haverá um bate-papo descontraído com a artista plástica Lúcia Padilha, diretora da videoarte “Terceiro Universo”.

O Circuito Tela Verde – CTV é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente – MMA, coordenada pela Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – SAIC e executada pelo Departamento de Educação Ambiental – DEA, em parceria com a Secretaria do Audiovisual – SAv, do Ministério da Cultura – MinC.

Em Recife, a quarta edição da mostra conta com o patrocínio dos Correios, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, é uma realização do Cineclube Curta Doze e Meia, da Arrecife Produções, Ministério da Cultura, Governo Federal e tem o apoio do Centro Cultural Correios, da Opa!Caroé e da Sambada Comunicação e Cultura.


CONECTE-SE CONOSCO:

Twitter: http://twitter.com/curtadozemeia
Facebook: http://www.facebook.com/CurtaDozeMeia
YouTube: http://www.youtube.com/user/curtadozemeia



Vídeos a serem exibidos:

CÁPSULA VERDE – A Bicicleta


Sol Nascente 

O filme fala da questão socioambiental no bairro Sol Nascente, P Norte, localizado na cidade de Ceilândia/DF, e das transformações percebidas pela comunidade a partir da criação do Centro de Ensino Fundamental 28. Aborda o papel da comunidade como propulsora da cultura de valorização socioambiental, como ambiente de resgate das relações comunitárias, do sentimento de pertencimento ao bairro e da autoestima da comunidade.


ANIMAÇÃO CTV – Bio Consumo


Terceiro Universo (PE)
Direção: Lucia Padilha
Videoarte, 2007, 03min

O vídeo foi elaborado a partir da manipulação de imagens do mar e do ecossistema que o cerca, sugerindo um mundo onde a gravidade seja alterada. Sem direcionamento ou ordem precisos, desfaz-se a hierarquia do ambiente, criando atmosferas capazes de despertar sensações e suscitar questões sobre as relações sujeito-espaço, atreladas à desconstrução de preceitos arquitetônicos e da ordem cartesiana.


ANIMAÇÃO CTV – Desabrigados


A Saga da Asa Branca (PE)
Direção: Lula Gonzaga
Ani, 1979, 07min

Asa Branca é um pássaro de arribação que voa do sertão quando percebe que a seca vai chegar. O filme é um "semidocumentário" em desenho animado, que retrata o pássaro e o sertanejo com sua mulher (Bernardino e Rosinha), partindo da sua terra com a chegada da estiagem. Com texto e narração de Humberto Teixeira, compositor da música Asa Branca, foi este o único trabalho de Humberto no cinema e também seu último trabalho. Na trilha sonora, o arranjo sinfônico do maestro Guerra Peixe.


ANIMAÇÃO CTV - Repente do Consumo Sustentável


Peixe Pequeno (PE)
Direção: Vincent Carelli e Altair Paixão
Doc, 2010, 04min

Enquanto todos estão ocupados com a pesca no acampamento Enauene-naue…


ANIMAÇÃO CTV - Escalada 


Acercadacana (PE)
Direção: Felipe Peres Calheiros
Doc, 2010, 20min

Nos anos 1990, com a valorização do etanol e a expansão do latifúndio canavieiro, 15 mil famílias foram expulsas de seus sítios na zona da mata de Pernambuco. Maria Francisca decidiu resistir.




Serviço:

Cineclube Curta Doze e Meia
4º Circuito Tela Verde
Dias 06, 13, 20 e 27 de dezembro de  2012
Todas as quintas-feiras do mês, às 12h30

Auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife

Informações: (81) 9223-2182 (Ruth Pinho) / (81) 9873-3576 (Amanda Ramos)
curtadozemeia@gmail.com
http://curtadozemeia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário