quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Curta Doze e Meia realiza última sessão escolar de 2011 e reafirma a força do cineclubismo na construção da identidade cultural brasileira

Por Ana Cláudia Vasconcelos (Relatora das Sessões Escolares)
em 19/12/2011



O Curta Doze e Meia realizou a sua última sessão escolar de 2011 reafirmando a força do cineclubismo na formação da identidade cultural brasileira. A sessão aconteceu no dia 29 de novembro, às 15h, no Auditório do Centro Cultural Correios, e o tema escolhido mais uma vez foi “O Imaginário Brasileiro”.

O resultado foi uma conquista da curadoria do projeto que, buscando interagir melhor com o planejamento pedagógico das escolas, deixou mais democrática a escolha do tema das sessões. “Esta iniciativa partiu também da observação da reação do público estudantil às sessões cineclubistas que venho realizando há mais de dois anos nas escolas públicas do Estado”, esclarece a cine-educadora Ruth Pinho, idealizadora do Projeto.

A seleção dos filmes ficou a cargo dos estudantes do 8º e 9º ano da Escola Salesiana da Colônia – instituição filantrópica ligada à inspetoria Salesiana - localizada no Bairro de Vila Rica/Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. “O fato de a escolha ter partido dos próprios alunos gerou uma expectativa muito grande neles, principalmente em assistir os curtas que envolvem as lendas da Perna Cabiluda e A Menina do Algodão”, avalia a Professora de português, Rafaela Andrade, da Escola Salesiana da Colônia.

O tema “O Imaginário Brasileiro” apresenta roteiros distintos de seis curtas nacionais: Historietas Assombradas (Para Crianças Malcriadas) (SP), direção: Victor-Hugo Borges, animação, 15 min, 2005. O Nordestino e o Toque de sua Lamparina (CE), direção: Ítalo Maia, animação, 8 min, 1998.  A menina do algodão (PE), direção: Daniel Bandeira e Kleber Mendonça Filho, ficção, 8min, 2002. Pajerama (SP), animação, 9min, 2008. Alma Carioca - Um Choro de Menino (RJ), direção: William Côgo, animação, 5 min, 2002. A perna cabiluda (PE), direção: Beto Normal e Marcelo Gomes, documentário, 19min, 1997.

Após a exibição dos filmes, as reações começaram antes mesmo da clássica pergunta da coordenação do cineclube se o público tinha gostado dos filmes...

 “- Acabou-se o que era doce”! A aluna Gilmara Ferreira, 16, do 8º ano já iniciou o debate despertando muitos risos e comentários. Com o ambiente descontraído e propício para a troca de ideias, Ruthinha perguntou: - qual filme provocou mais medo em vocês? - A Menina do Algodão, respondeu Léo Miguel, 14, do 8º ano. Gilmara continua sua explanação: “os filmes de terror são os meus prediletos”! Muitos risos e a concordância da platéia que não parava de comentar a exibição dos curtas A Perna Cabiluda, dos realizadores pernambucanos, Beto Normal e Marcelo Gomes; e A Menina do Algodão, de Daniel Bandeira e Kleber Mendonça Filho. Não coincidentemente, ambos com roteiros sobre a cultura popular e suas lendas, passadas de geração para geração há anos e que fazem parte da construção do imaginário do povo pernambucano.

O estudante Matheus Henrique, 13, do 8º ano, se levantou e ainda nos disse: lembrei agora do filme Besouro, que também gostei muito, porque adoro capoeira. Meu pai comprou para mim e assistimos juntos várias vezes! Muitos aplausos e comentários paralelos. Como estímulo pela brilhante participação no debate, os alunos Gilmara Ferreira, Matheus Henrique e Cícera Andreza ganharam bottons com a logomarca do cineclube e ainda o estudante Klever foi premiado com a camisa do Curta Doze e Meia.
Em seguida, os alunos e professores da Escola Salesiana da Colônia foram convidados para conhecerem a programação cultural do Centro Cultural dos Correios.  Ao entrarem na mostra "Pra nunca mais me esquecer" o próprio autor da obra, o artista plástico José Paulo, chamou a todos para uma breve conversa sobre o universo de criação e significados artísticos da exposição. Os estudantes tiraram fotos com José Paulo, que acabou dando autógrafos para a garotada. Os pirulitos e pipocas foram entregues na subida do ônibus, pois a hora já anunciava o encerramento das atividades.

O Curta Doze e Meia deseja um feliz ano letivo de 2012 para os parceiros do projeto, gestores, professores e alunos das escolas públicas do Estado de Pernambuco. –Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário