domingo, 30 de outubro de 2011

Produção audiovisual baiana em destaque no Curta Doze e Meia de novembro

No ano de 2010 o coletivo audiovisual brasileiro comemorou os 100 anos do cinema baiano através do lançamento de uma caixa com 12 dvd´s intitulada “Bahia 100 Anos de Cinema”, composta por 30 títulos. O Curta Doze e Meia antenado com o movimento a nível nacional abre espaço para boa parte dessas produções  a partir da próxima quinta-feira (03), iniciando a temática do mês de novembro – “Bahia”. Neste dia a programação é composta pelos vídeos “10 centavos”, “A Morte das Velas do Recôncavo”, “Um dia na rampa” e “O Pátio”. Após a exibição haverá um bate papo descontraído com o público presente. As sessões ocorrem todas as quintas-feiras no auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife, sempre às 12h30, com entrada gratuita.

O Curta Doze e Meia conta com o patrocínio dos Correios e o apoio do Coletivo NegoBom e da Regional Nordeste do Ministério da Cultura. A realização é da Casa de Produção, Centro Cultural Correios e Governo Federal. Neste mês, o Curta Doze e Meia conta com o apoio do Cineclube Macaíba.


CONECTE-SE CONOSCO:

Twitter:
http://twitter.com/curtadozemeia
Facebook: http://www.facebook.com/pages/CurtaDozeMeia
Perfil no Orkut: Cineclube Curta Doze e Meia
YouTube: http://www.youtube.com/user/curtadozemeia



Vídeos a serem exibidos:
 

10 centavos
Diretor: Cesar Fernando de Oliveira
Fic, 19min, 2007

Um dia na vida de um garoto que mora no subúrbio ferroviário de Salvador e trabalha como guardador de carros no centro histórico.


A Morte das Velas do Recôncavo
Direção: Guido Araújo
Doc, 23min, 1976

O filme documenta o desaparecimento do saveiro, a mais típica embarcação à vela da Bahia de Todos os Santos, que, durante séculos, constituiu destacado componente plástico ou estético do paisagismo baiano, além de desempenhar uma importante função econômica.


Um dia na rampa
Direção: Luiz Paulino dos Santos
Doc, 09min, 1957

Um dia na rampa do mercado modelo de Salvador, onde chegavam os saveiros voltando do recôncavo trazendo produtos para comércio na capital. Tradição da capoeira, do candomblé e outros costumes são apresentados no decorrer do filme, rodado em 1955.


O Pátio
Direção: Glauber Rocha
Exp, 11min, 1959

Duas figuras humanas jogadas sobre um pátio em preto e branco, compondo um jogo de metamorfoses, símbolos e montagens dialéticas.



Serviço:

Cineclube Curta Doze e Meia

BAHIA
Dias 03, 10, 17 e 24 de novembro de  2011
Todas as quintas-feiras do mês, às 12h30
ENTRADA GRATUITA

Auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife

Informações: (81) 9223-2182 (Ruth Pinho) / (81) 9950-0166 (Amanda Ramos)
curtadozemeia@gmail.com
http://curtadozemeia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário