domingo, 28 de agosto de 2011

Programação completa - "Nós valorizamos as diferenças!"

Programação do mês de Setembro com o tema “Nós valorizamos as diferenças!”


Dia 01

Cego Oliveira no sertão do seu olhar (SP)
Direção: Lucila Meirelles
Doc, 17min, 1998

Cego Oliveira não era cego mas portador da visão subnormal. Ao registrar o mundo ocorriam-lhe alterações oculares que produziam interferências na sua maneira de olhar. Uma outra visão de mundo. Natural do Juazeiro do Norte, no Ceará, o tocador de rabeca morreu em 1977 com 94 anos.


Criaturas que nasciam em segredo (SP)
Direção: Chico Teixeira
Doc, 21min, 1995

Partindo do universo dos bufões, pessoas marcadas desde a Antigüidade pelo estigma de garantir a diversão dos outros, o documentário retrata a vida de cinco anões que moram na cidade de São Paulo.


No Passo da Véia (PE/CE)
Direção: Jane Malaquias
Fic, 15min, 2001

Uma velha vai andando da aldeia de pescadores onde mora até a cidade mais próxima para vender uma galinha e comprar um presente de aniversário para o seu neto.


Dia 08

Cartão Vermelho
(SP)
Direção: Laís Bodanzky
Fic, 14min, 1994

Este curta revela o mundo de uma adolescente que joga futebol com os meninos – no momento em que é surpreendida pelos desejos de mulher.


Risco (RJ)
Direção: Bernardo Gerbara
Doc, 15min, 2004

Andarilho promove intervenção artístico- urbana nas ruas do Rio de Janeiro. Seu dia a dia e seus grafismos, em ensaio poético narrado por Othon Bastos.


O Resto é Silêncio (RJ)
Direção: Paulo Halm
Fic, 23min, 2003

Lucas, adolescente surdo, vive isolado, voltado para livros e poesia. Até o dia em que conhece Clara, também surda. A partir desse encontro, a vida de Lucas mudará completamente. O filme é todo falado em Libras, a língua brasileira de sinais, e interpretado por atores surdos.


Retratos (PE)
Direção: Leo Tabosa e Rafael Negrão
Doc, 18min, 2010

Retratos conta a história de 06 travestis que desempenham diferentes atividades profissionais desvinculadas da prostituição no Estado de Pernambuco. O vídeo mostra como a vida de cada um deles pode ser tão comum quanto à de qualquer outra pessoa.


Dia 15

Príncipe do Fogo
(RJ)
Direção: Sílvio Da-Rin
Doc, 11min, 1984

Febrônio Indio do Brasil, “inimigo público número um” para a crônica policial dos anos 1920, foi o primeiro brasileiro a ser recolhido a um manicômio judiciário, onde permaneceu preso 58 anos. O filme registra seus últimos dias de vida e recupera a lenda de um dos personagens que mais marcou as relações entre Psiquiatria e Direito no Brasil.


O profeta das cores (SP)
Direção: Leopoldo Nunes
Doc, 28min, 1995

Institucionalizado desde os 3 meses de idade, Antonio da Silva Nascimento passou sua vida em orfanatos, reformatórios, prisões e manicômios, ganhando a liberdade aos 42 anos de idade, após uma reclusão de 17 anos no Manicômio Judiciário de Franco da Rocha. Nas ruas, morando sob pontes e catando papelão, Antonio descobre a pintura. Intitula-se o Profeta das Cores e logo torna-se unanimidade de público e crítica, exorcizando a consciência histórica da civilização em seus golpes coloridos contra telas e muros.


Rasgue minha roupa (SP)
Direção: Lufe Steffen
Fic, 11min, 2002

As aventuras do Bofe na Coleira, perdido na selva de pedra da cidade grande, eternamente perseguido por personagens bizarros.


Alma Cega (PE)
Direção: Camilo Cavalcante
Fic, 05min, 1997

Cego Jeremias. Alma Cega que vaga pelo seu interior.


Dia 22

Messalina
(RS)
Direção: Cristiane Oliveira
Fic, 14min, 2004

Um telefone público insiste em tocar numa avenida de Porto Alegre. Isabel, uma jovem cega, atende o chamado. Um convite faz com que ela mergulhe numa fantasia que irá ajudá-la a quebrar os limites impostos por sua deficiência.


Stela do Patrocínio - A mulher que falava coisas (RJ)
Direção: Márcio de Andrade
Doc, 15min, 2007
   
Stela falava e falava. Ela conseguia achar palavras pra tudo aquilo que não conseguimos dizer.


Depois das nove (RJ)
Direção: Allan Ribeiro
Fic, 15min, 2008
   
Rafael vive com sua avó em um apartamento em Copacabana. Após alguns incidentes, ele percebe de forma diferente o mundo a sua volta.


Dia 29

Aruanda
(PB)
Direção: Linduarte Noronha
Doc, 20min, 1960

Os quilombos marcaram época na história econômica do Nordeste canavieiro. A luta entre escravos e colonizadores terminava, às vezes, em episódios épicos, como Palmares. Olho d´Água da Serra do Talhado, em Santana do Sabugi (PB), surgiu em meados do século passado, quando o ex escravo e madeireiro Zé Bento partiu com a família à procura de terra de mingúem.


Toda forma é cinema (RS)
Direção: Coletivo Pão com Ovo
Doc, 14min, 2007

Apresenta diversas realidades de cineclubes espalhados pelo país, mostrando as mais variadas formas de se fazer cinema.


Até Onde a Vista Alcança (PE)
Direção: Felipe Peres Calheiros
Doc, 20min, 2007

Em 2005, a partir de uma reunião dos membros da Associação Quilombola do Sambaquim e Riachão do Sambaquim, surgiu a idéia de unir esforços em busca de um sonho coletivo. Um bingo para alugar um ônibus. Uma viagem para alcançar um sonho.



Serviço:

Cineclube Curta Doze e Meia

Dias 01, 08, 15, 22 e 29 de setembro de  2011
Todas as quintas-feiras do mês, às 12h30
ENTRADA GRATUITA

Auditório do Centro Cultural Correios Recife
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife

Informações: (81) 9223-2182 (Ruth Pinho) / (81) 9950-0166 (Amanda Ramos)
curtadozemeia@gmail.com
http://curtadozemeia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário