domingo, 6 de fevereiro de 2011

Vídeos da Página 21 no Curta Doze e Meia deste mês

Nesta quinta-feira (10) o Curta Doze e Meia inicia a temática de fevereiro, destacando os vídeos realizados pela produtora pernambucana Página 21. Na programação estão os curtas “Até o Sol Raiá”, “Raízes do Fole – Sotaque Nordestino”, “Forró e Cangaço” e “Vale dos Poetas”. Após a exibição haverá um bate papo descontraído com produtores da empresa. A atividade começa às 12h30 no auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife, com entrada gratuita.

O Cineclube Curta Doze e Meia é uma realização do Centro Cultural Correios – CCC Recife através da iniciativa de cineclubistas de Pernambuco - que já desenvolvem atividades com exibição de filmes em diferentes regiões do Estado – com o apoio da Página 21, Coletivo NegoBom e Ministério da Cultura Representação Regional Nordeste. O cineclube funciona quinzenalmente, nas segundas e últimas quintas-feiras de cada mês.

Sobre a Produtora: A Página 21 surge em 1999, inicialmente como uma revista eletrônica com reportagens e artigos sobre cultura, esportes, política e meio ambiente. Em doze anos de atividade, a empresa realizou mais de 40 produtos audiovisuais, entre filmes e vídeos, tanto ficções como documentários, tendo levado a cultura pernambucana para estados de todas as regiões brasileiras. Além disso, oferece oficinas de audiovisual para professores e adolescentes, sejam ouvintes ou surdos.


CONECTE-SE: Twitter: http://twitter.com/curtadozemeia
Facebook: http://www.facebook.com/pages/Cineclube-Curta-Doze-e-Meia/174917149187309
Perfil no Orkut: Cineclube Curta Doze e Meia
YouTube: http://www.youtube.com/user/curtadozemeia


Vídeos a serem exibidos:

Até o Sol Raiá

Direção: Fernando Jorge e Leanndro Amorim
Ani, 12min, 2007


Até o Sol Raiá é um conto de fantasia e de celebração ao imaginário nordestino. Personagens criados por um artesão em barro ganham vida própria e agitam uma pacata vila sertaneja numa noite de festa. Animado em 3D, o curta-metragem funde a tradição do artesanato em barro com o cangaço, numa referência a dois ícones da cultura do Nordeste.


Raízes do Fole – Sotaque Nordestino
Direção: Rafael Coelho
Doc, 26min, 2002

O quarto documentário da série “Raízes do Fole” traz o sotaque nordestino no uso da sanfona, a influência de Luiz Gonzaga sobre músicos de várias gerações e os altos e baixos do forró. O programa trata também da paixão dos instrumentistas pelo acordeon, que muitas vezes chega próximo ao fanatismo. O destaque é Hermeto Pascoal, considerado um bruxo dos sons.


Forró e Cangaço
Direção: Marcílio Brandão
Doc, 21min, 2003

Na Fazenda São Miguel, no município de Serra Talhada, nasceu Virgulino Ferreira, O Lampião. Lá, revela-se o legado cultural deixado pelo cangaço. Os grupos de forró pé-de-serra e o xaxado, além de belas memórias dos contemporâneos do mais famoso cangaceiro. 


Vale dos Poetas
Direção: Marcílio Brandão
Doc, 21min, 2003
A poesia flui em abundância no sertão do Pajeú sob a forma de versos, cordéis, canções e cantorias. A São José do Egito, conhecida como a capital da poesia, cidade natal de Lourival Batista, acorrem poetas de toda a região onde se exibem em feiras, bares e praças.



Serviço:

Cineclube Curta Doze e Meia

Dias 10 e 24 de fevereiro de 2011
Duas quintas-feiras do mês, às 12h30
ENTRADA GRATUITA

Auditório do Centro Cultural Correios Recife
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife

Informações: (81) 9223-2182 (Ruth Pinho) /  (81) 9950-0166 (Amanda Ramos)
curtadozemeia@gmail.com
http://curtadozemeia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário