segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Cineclube Curta Doze e Meia em ritmo de carnaval

Dando continuidade a programação de setembro que tem como tema “Retrospectiva Fernando Spencer”, na próxima quinta-feira (16) o Cineclube Curta Doze e Meia exibirá os vídeos “Trajetória do frevo”, “Capiba, ontem, hoje e sempre”, “O Teu Cabelo Não Nega”, “Nossos Ursos Camaradas” e “Evocações Nelson Ferreira”, todos dirigidos por Spencer sendo este último juntamente com Flávio Rodrigues. Após a sessão haverá um bate papo descontraído com o público presente. As exibições do Curta Doze e Meia ocorrem todas as quintas-feiras no auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife, sempre às 12h30 e entrada gratuita.

O Cineclube Curta Doze e Meia é uma realização do Centro Cultural Correios – CCC Recife através da iniciativa de cineclubistas de Pernambuco - que já desenvolvem atividades com exibição de filmes em diferentes regiões do Estado – com o apoio do Coletivo NegoBom e do Ministério da Cultura Representação Regional Nordeste.


Fernando Spencer: Conhecido como "cineasta das três bitolas" (super 8, 16 e 35 mm), Spencer começou sua carreira de cineasta em 1969. Esmiuçar facetas da tradição e do cotidiano de Pernambuco foi a principal meta perseguida pelo jornalista que foi um dos pioneiros do estilo Super Oito de fazer cinema, maioria no formato documentário. Atualmente, o cineasta é um dos Patrimônios Vivos de Pernambuco.


Sobre os vídeos:

Evocações Nelson Ferreira
, co-dirigido com Flávio Rodrigues – 1987 - 16 minutos - A vida e a obra do maestro e compositor pernambucano Nelson Ferreira, um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira.

Trajetória do frevo – 1988 - 08 minutos - Documentário sobre as origens políticas e sociais do frevo a partir do século 19. Com ilustrações do desenhista Antônio Clériston e narração do poeta paraibano Jomard Muniz de Brito.

Capiba, ontem, hoje e sempre – 1984 - 13 minutos – Documentário que aborda a vida do músico, considerado o maior compositor de frevo de Pernambuco.

O Teu Cabelo Não Nega – 2002 – 10 minutos – Vídeo sobre o carnaval e a polêmica envolvendo os Irmãos Valença e a marcha “O teu cabelo não nega”.

Nossos Ursos Camaradas – 2008 - 12 minutos - O curta-metragem mistura documentário e comédia para explicar como o urso polar foi introduzido no carnaval pernambucano, virando sinônimo de um folguedo bastante popular. Numa crítica bem-humorada, o filme trata da simbologia relacionada ao animal, as origens da brincadeira, os desfiles das agremiações e o imaginário popular em torno do tema.


Nossa vinheta: http://www.youtube.com/watch?v=6sWIQ_B8FN0&

Programação completa: http://curtadozemeia.blogspot.com


Serviço:

Cineclube Curta Doze e Meia

Dias 02, 09, 16, 23 e 30 de setembro de 2010
todas as quintas-feiras do mês, às 12h30
ENTRADA GRATUITA

Auditório do Centro Cultural Correios Recife
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife

Informações: (81) 9223-2182 / (81) 9950-0166
curtadozemeia@gmail.com
http://curtadozemeia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário